19/02/2021 3:56 pm

Programa Cisternas

O que é o Programa Cisternas??

Cisternas é o Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras tecnologias sociais, coordenado pelo Governo Federal e executado no Maranhão pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF. O Programa visa a promoção do acesso à água para o consumo humano, produção de alimentos, combate à pobreza e à insegurança alimentar, por meio da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo, que são as Cisternas.

Como funciona?

3Trata-se de um reservatório de alvenaria que capta água da chuva por um sistema de calhas interligado a ela, instalado no telhado da própria casa ou do galpão construído pelo Programa Cisternas. Por ser um depósito coberto evita a evaporação da água e impede a contaminação causada pelos mais diversos fatores. Tipos de Cisternas no Maranhão:

  • Cisterna Telhadão Multiuso de 25 mil litros: Para produção agroalimentar às famílias de baixa renda e residentes na zona rural;
  • Cisterna Escolar de 52 mil litros: Acesso à água de qualidade e suficiente para o consumo de alunos e demais profissionais da educação de escolas localizadas na zona rural;
  • Cisterna de Placas Familiar de 16 mil litros: Garante acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para o consumo humano;
  • Barreiro Trincheira Familiar de 500 mil litros: Para a produção de alimentos e a dessedentação animal e famílias de baixa renda residentes na zona rural, por meio da instalação de barreiro trincheira familiar, associada a capacitações técnicas e formação para gestão da água.

Quem pode acessar?

2

Os beneficiários do Programa Cisternas são famílias em situação de extrema pobreza e de insegurança alimentar, que vivem e trabalham nas comunidades rurais e que sofrem com a escassez de água para consumo, para produção de alimentos e a criação de pequenos animais. Também são beneficiadas pelo Programa, famílias de comunidades tradicionais, comunidade escolar e indígenas do Maranhão.

Como ter acesso ao Programa?

A comunidade / a família / o representante da escola – apresenta a necessidade da Cisterna ao Município. O Município apresenta a demanda à SAF. A Secretaria verifica a viabilidade técnica e a disponibilidade de recurso para atender a demanda.

Contato: safcisternas@gmail.com   

Sobre a SAF

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF) foi criada em 2015 pelo governador Flávio Dino para coordenar e desenvolver a política de incentivo e assistência à produção agrícola familiar, uma área importante e estratégica para o sucesso do plano de ações de combate às desigualdades sociais no estado, um dos principais compromissos do governador com a população do Maranhão.

Contatos

E-mail:

Fale com o Gabinete: gabinetesaf@hotmail.com

Fale com a Ascom:
ascom.saf@gmail.com

Endereço

Av. São Luís Rei de França, Lote E 1- C,
Bairro Turu
CEP: 65.065-470
São Luís - MA.

Ponto de Referência:
Próximo ao restaurante Cheiro Verde, ao lado do Posto BR

Funcionamento

Horário de funcionamento:
8h às 13h
13h às 19h

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI