7/12/2021 10:22 am

Comunidade quilombola de São Luís Gonzaga recebe Sistema de Abastecimento de Água

Foi com muita alegria e ao som do tambor de quioula que mais de 30 famílias do povoado Morros, do território quilombola Monte Alegre, localizado no município de São Luis Gonzaga, receberam um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA). A entrega foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF, neste domingo, 05.

O SSAA tem o objetivo de promover melhor qualidade de vida, por meio do abastecimento de água potável para atividades domésticas e para a pequena produção agrícola. O programa contempla principalmente as comunidades rurais e põe fim ao sacrifício que muitos moradores enfrentavam carregando água por longas distâncias.

“Hoje é dia de festa e estamos felizes pela quantidade de água que nós temos. O sofrimento acabou”, declarou dona Beatriz, moradora da comunidade.

O secretário da SAF, Rodrigo Lago representou o Governo do Estado na inauguração.“É com muita alegria que estamos nesta comunidade inaugurando este Sistema de Abastecimento de Água, que vai levar esse importante bem da vida que é a água para as famílias, garantindo dignidade, garantindo saúde para a população”, declarou o secretário.

O Sistema é composto por poço artesiano, reservatório de água com estrutura de concreto, caixa d’água, redes de distribuição principal e secundárias, além de ligações domiciliares.

“O povo de morros está de parabéns por está recebendo esta obra que distribui para a comunidade vida, e vida em ambundância” Maria Alaídes, coordenadora do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB).

O prefeito de São Luís Gonzaga, Dr. Júnior participou da ação e destacou a importância das parcerias para que benefícios como este possam chegar para quem mais precisa.

“Essa obra é um benefício importante para esta comunidade que estava precisando desse bem tão importante para a vida: a água. A felicidade destas famílias mostra a importância das parcerias, pois tudo isso só foi possível graças a parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado”, pontuou o prefeito .

Para acesso a mais fotos, clica aqui: